Vinicius de Lima Neves: Entenda as camadas ocultas da internet

Autor(a):

Vinicius de Lima Neves fala um pouco mais sobre as camadas ocultas existentes na internet, mostrando como são seu funcionamento.

Assim como todos nós conhecemos, a internet também tem algumas partes sombrias. Você pode pensar nisso como uma geleira flutuando no meio de um grande oceano. 

Existe a superfície que a maioria de nós podemos ver todos os dias, a deep web seria a próxima camada logo abaixo e depois a dark web.

Sites na deep web e dark web podem serem encarados como perigosos , mas isso é parcialmente porque eles estão cercados por muito mistério, levando à confusão e a um rastro de desinformação. 

Na verdade, esses sites compõem cerca de 96% da internet e alguns até servem como medidas de cibersegurança.

Vinicius de Lima Neves: Entendendo melhor a Deep Web e Dark Web

Alguns sites convencionais são acessíveis apenas pela deep web por causa de como eles personalizam cada página para o usuário. 

Simplificando, a deep web descreve todas as páginas da Web ocultas dos mecanismos de pesquisa, que usamos todos os dias. Os proprietários de sites fazem isso para proteger sites não destinados à visualização pública.

As plataformas de streaming são um ótimo exemplo disso, exigindo que você insira suas credenciais de login imediatamente antes de continuar assistindo seus programas de TV e filmes amados. 

A dark web é um subespaço mais protegido da deep web, hospedando criptografando sites para seus usuários. No entanto, esses sites são acessíveis apenas com determinados navegadores da web. 

As pessoas gostam de usar esse espaço criptografado como um meio para ajudar a proteger sua identidade e privacidade online, mas alguns hackers gostam de usar esses recursos para realizar atividades ilegais.

Usos da deep web:

  • Proteção de contas online e informações pessoais
  • Proteger bancos de dados
  • Interação nas redes sociais
  • Acessar cursos educacionais
  • Usar serviços de assinatura 

Usos da dark web:

  • Realizar atividades ilegais
  • Conduzir investigações
  • Protestos políticos
  • Navegar na internet anonimamente 

As pessoas costumam usar a dark web para manter suas atividades online anônimas. E essa proteção aumentada é o que pode motivar os cibercriminosos a usar a plataforma para participar de atividades ilegais.

Sobre o autor

Vinicius de Lima Neves se trata de um jovem empresário especialista em tecnologias. Por muito tempo Vinicius vem se dedicando na criação de conteúdos de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.